Traduzindo

domingo, abril 10, 2011

Sobreviventes

Eu não gosto de me meter na política e na economia, mas é porque elas sempre se intrometem na minha vida e aí eu não posso ficar calado. Tudo no mundo se resume à política e à economia. Se não for em 100% dos casos é em mais, tenho certeza. Na verdade, tudo se refere ao grande, imenso e gigantesco ego do ser humano. Vamos ver.

No Brasil, os sujeitos se elegem prometendo mundos e fundos. Depois de eleitos, um grupo de mágicos (e palhaços? Ou somos nós os palhaços?), todos somem, não deixam o menor vestígio. Ganham muito dinheiro, trabalham pouco e olha que coisa ótima (para eles): acertam os aumentos do próprio salário, que não é pouco. Legal, né? Fora os vários tipos de auxílio, auxílio-paletó, auxílio-moradia... Devem ter também até auxílio-amante, mas ética e preocupação com o povo, zero. Alguns têm, eu sei. Sem generalizar. Estou falando da maioria.

Aqui é assim: dinheiro demais para poucos, dinheiro de menos para muitos. A sorte é que ainda tem muita gente boa nesse mundo. Sorte mesmo. O governo é omisso em vários aspectos. Saúde, educação e segurança são temas correntes em toda eleição, mas depois, puf, não temos nada disso. É uma humilhação diária. Escola sem professor, posto de saúde sem médico e ruas sem policiais. Péssimos salários aos que mais trabalham. Transporte público sem qualidade. O Brasil não tem população, tem sobreviventes.

Hoje em dia é mais fácil você conseguir uma arma do que entrar numa escola, faculdade ou conseguir uma consulta num posto médico. Eu fico triste com tudo isso. Nós vivemos uma guerra civil no Brasil. Olhem o número de morto por ano. Não é digno de guerra?

Mas o Brasil é o país abençoado por Deus, sem vulcões, terremotos, furacões... O problema mesmo é o brasileiro. E a solução para isso tudo é o brasileiro. Lá no exterior tem guerra civil acontecendo na África, Revolução de Jasmim, ditadores caindo, terremotos, gente lutando pela separação, etnias se matando... E por trás disso tudo está um conjunto de interesses. Onde tem petróleo? Onde podemos lucrar mais? A luta é apenas por liberdade? Pela população pode ser, mas por alguns grupos, organizações, países, vai saber...

Esses dias um rapaz me enviou um e-mail pedindo para enviar dinheiro aos japoneses. Eu, bastante controlado como sempre fui, respondi que poderia enviar minha solidariedade, minha fé, meus pensamentos positivos. Mas como enviar dinheiro para um país mais rico que o meu enquanto os filhos da minha pátria ainda morrem de fome? Ainda dormem debaixo de uma ponte ou em favelas e terrenos sem a menor condição de vida? Como enviar dinheiro para uma das potências do mundo enquanto tem pai de família sustentando a família com um salário mínimo? Enquanto ainda os nossos bravos lutam diariamente para manter uma vida digna e não cair no mundo do crime? Como mandar dinheiro para fora enquanto ele é terrivelmente mal distribuído aqui dentro?

E ainda esses dias um rapaz entrou numa escola e ... E vão chamar psicólogos, sociólogos, biólogos, antropólogos e todos os outros logos para explicar isso. E não vão conseguir explicar. Hoje mesmo já chegou um e-mail falando do caso e colocando Deus no meio. O problema tem várias vertentes para analisarmos, mas falaram de religião e eu não pude deixar de pensar: a religião faz muitíssimo bem para muitas pessoas, faz mesmo, mas por conta de uns poucos as religiões podem acabar destruindo o mundo. As religiões deveriam ensinar em seus mandamentos, dogmas, ou seja lá o que for, a respeitar as outras religiões. Se a pessoa quer acreditar em Deus, Zeus, Odin, Apolo, Tupã, Osíris, Gaia, não importa. Cada um tem o direito de acreditar no que quiser.

Quando eu estudava no colégio ainda, ouvi muito falar na aldeia global e pensei que isso ia significar o fim de muita coisa ruim. Acesso aos serviços básicos, trabalho para todos, condições de vida digna, respeito. Principalmente isso, respeito. Se você analisar as guerras todas e muitas das desgraças do mundo, tudo vai acabar na política e na economia, quer dizer, no grande, gigantesco e imenso ego do homem. O mesmo que está destruindo o planeta. Será que meus netos conhecerão florestas e tantos animais apenas por fotos?

Eu deixo o meu parabéns e meu muito obrigado para todos que lutam contra tudo isso que está aí, Contra toda essa sujeira e covardia de irmão contra irmão, de uns com tantos e outros com tão pouco. E também um orgulhoso parabéns para todos os sebreviventes. Vocês são fortes. Demais.

Ah, aposto ainda que não acabam com as drogas por render dinheiro para alguém, assim como todo o crime organizado. Não se fiscaliza ninguém por estarem com rabo preso. Trânsito, escolas, serviços de saúde e coisas outras não melhoram por qual razão? Esse dinheiro todo do crescimento do PIB há vários anos está indo pra onde? O ser humano ainda vai acabar com o mundo, feito um parasita acaba com sua vítima. O antídoto? O próprio ser humano. No entanto, não sei se já percebeu isso e se vai perceber a tempo... Eu não gosto de me meter na política e na economia, mas é porque elas sempre se intrometem na minha vida e aí eu não posso ficar calado.

5 comentários:

Thiago Brito disse...

Poxa cara, gostei muito dos seus textos, dos que li esse ultimo foi o melhor, e concordo plenamente cntg..
Bem, estou te seguindo, sempre que puder estarei dando uma conferida!

Espero sua visita la no meu tbm
http://essenciaego.blogspot.com/

abrção!

Jéssica Trabuco disse...

Pois é, eu também não gosto de falar d epolítica e economia mas elas sempre invadem minha vida.
é um horror tudo isso.. são as pessoas que acabam com a riqueza de ser brasileiro.
Uma pena, uma covardia, um horror.
bom texto garoto, como sempre.

Tamyle Ferraz disse...

E ainda chamam os gostosões do BBB de heróis.

E o que me deixa indignada é que as notícias estão por ai, todos sabem das situações, mas poucos fazem alguma coisa.

E a humanidade segue cada dia mais egoísta... e ainda reclamam de solidão.

Anônimo disse...

AMEI teu blog!!!
realmente legal...
estou lhe seguindo
me visita e segue, se puder e quiser?!

http://rgqueen.blogspot.com/

Anônimo disse...

AMEI teu blog!!!
realmente legal...
estou lhe seguindo
me visita e segue, se puder e quiser?!

http://rgqueen.blogspot.com/