Traduzindo

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Capitães da Areia

Computador querendo travar total.
Saudades daqui, das pessoas.
Volto logo, espero.
Beijos e abraços!
=]

Eu queria dizer que não, mas não quero mentir, não posso negar. Chorei, pouco, mas chorei hoje. Os olhos marejados, inundados de lágrimas, que se recusavam a cair. Minhas rebeldes lágrimas, valentes. Depois, decidem pular em uma descida suicida.

Chorei com o final de um livro, já lido quase uma dezena de vezes. Sempre o leio quando o estou esquecendo, deixando a história de lado. Bonita e triste história da família sem laços de sangue. Miseráveis e alegres, guerreiros valentes, homens em corpos de crianças. Donos das ruas, calçadas e do areal. Donos da noite, dos dias e das tardes. Malandros, heróis, lutadores e crianças, sim, crianças.

Falo dos Capitães da Areia, de Jorge Amado, da Bahia. Livro porreta, seu mano, como diriam. A família que vai se desfazendo com a morte de uns e a despedida de outros. Lia um pouco por dia para adiar a despedida. Acabo o livro e me despeço de meus irmãos, meus companheiros (palavras bonitas demais).

O chefe Pedro Bala, o amargurado Sem Pernas, o bom João Grandão, o mulato sertanejo Volta Seca, o malandro Gato, o boêmio Boa Vida, o religioso Pirulito, o batuta Professor, a querida Dora, a mãe de santo Dona Aninha, o saveirista e capoeirista Querido-de-Deus, o amigo Padre José Pedro, o doqueiro companheiro João de Adão, o velho trapiche iluminado pelo luar...

Depois de um tempo voltarei a ler o livro. E, não duvido nada, as lágrimas tornarem a cair novamente...
OS: Depois de ler o livro, lembrei que na Band havia passado a mini-série. Qual não foi minha surpresa quando descobri um trailer do filme baseado no livro a ser lançado ainda este ano. Alegria.
http://www.youtube.com/watch?v=OH1zaYjAzD8

7 comentários:

Gisa Carvalho disse...

Ansiosa pelo filme!

Hilário Ferreira disse...

Tu já desejou ao invés de um blog, um livro?

Eutímicas ás Avessas disse...

Lindo texto! Da vontade devorar o livro! Um beijão!

lorena disse...

salve jorge amado. capitães da areia me deixa assim também, emotiva. lembro-me bem das tardes deliciosas no balanço da rede lendo o grande jorge.


ansiosa pelo filme também

marinaCqm disse...

Tu já desejou ao invés de um blog, um livro? [2]


=)

Já me deu uma vontade de assistir
a esse filme!!!

Grande abraço!

Eutímicas ás Avessas disse...

Pode!!! Obrigada pela visita! Grande beijo.

Mariana disse...

Tu já desejou ao invés de um blog, um livro? [3]


Rafa eu gosto mto disso aqui !